Auto-cuidado, trabalho e diabetes mellitus: uma abordagem de enfermagem

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Enfermagem to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O estudo trata do significado do auto-cuidado para servidores portadores de diabetes mellitus (DM) de uma Universidade Federal.

Como objetivos propõe:

identificar quais os fatores das condições de trabalho no que interferem no auto-cuidado dos sujeitos; analisar a o impacto da emergência do DM na vida dos sujeitos e- discutir a representação social e opinião dos sujeitos sobre o auto-cuidado. A finalidade do estudo é contribuir bem como suas atitudes com a melhoria da qualidade de vida e de auto-cuidado dos sujeitos, mediante o cuidado de enfermagem. O referencial teórico incluir o auto-cuidado do sujeito; a relação entre as ações de auto-cuidado, o gênero, e o trabalho e suas implicações para a saúde dos sujeitos. O desenho metodológico é do tipo Estudo de caso qualitativo, submetido a uma análise interpretativa baseada no conceito das representações sociais. Foram entrevistados sete sujeitos, sendo quatro (O4) do sexo masculino e três (O3) do sexo feminino, com idade entre 44 a 66 anos, com função de nível médio e de apoio, percebendo entre 2 e 10 salários mínimos. Usou-se como técnica de pesquisa para o trabalho de campo a observação simples e a entrevista aberta, complementadas por um diário de campo e pelas informações contidas no prontuário dos sujeitos. A coleta de dados deu-se entre os meses de julho a outubro de 1999.

Os resultados foram categorizados em:

a) auto-cuidado, b) saúde no trabalho, e c) auto-cuidado, trabalho e gênero. O estudo pretende ampliar a compreensão da assistência de enfermagem para o auto-cuidado dos sujeitos portadores de DM, privilegiando seu aspecto emocional e intelectual ressaltando a sua dinâmica psicossomática

More related