Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Justificativa:
tomando por base o regime de tratamento padronizado no Brasil, o esquema de curta duraçäo diário, composto pela associaçäo de Rifampicina, Isoniazida e Pirazinamida, usados por dois meses seguidos de Rifampicina e Isoniazida mais quatro meses, e ainda, os fatores que envolvem a aderência ao tratamento - aí incluímos a regularidade com a tomada dos medicamentos e com as consultas até a alta -, estabeleceu-se os seguintes objetivos: Objetivos- determinar: - a efetividade de um esquema de curta duraçäo intermitente e parcialmente supervisionado, em comparaçäo com um esquema intermitente auto administrado e com o regime diário padronizado para tratar TB pulmonar bacilífera no Brasil; - o impacto da supervisäo na adesäo âs consultas agendadas nos Centros de Saúde e com a medicaçäo anti-tuberculose, em pacientes moradores de grandes centros urbanos; - o efeito da supervisäo na prevençäo de casos de M. tuberculosis multirresistentes às drogas; - situaçöes e características clínicas e demográficas associadas ao abandono no tratamento de curta-duraçäo. Metodologia:
ensaio clínico randomizado, controlado, multicêntrico, conduzido em duas unidades de saúde de áreas urbanas no Brasil, a saber: o Instituto Estadual Clemente Ferreira, ma cidade de Säo Paulo, e o Centro Municipal de Saúde do Município de Duque de Caxias, regiäo do Grande Rio, na Baixada Fluminense, RJ, ambos referência para a tuberculose nestas respectivas áreas. Foram incluídos para randomizaçäo pacientes com tuberculose pulmonar bacilífera; com idade entre 14 e 65 anos; exames compatíveis com a inclusäo: Creatinina <2,0mg por cento e TGP < 3 vezes o valor de normalidades; residente näo temporário da área de cobertura dos Centros de Saúde ou que expressaram preferência de ser tratado nos mesmos; e estando de acordo com o termo de consentimento. Os pacientes elegíveis foram randomizados em um dos seguintes esquemas terapêuticos, após estratificaçäo por centro: GRUPO I- RHZ Diário Auto-Administrado: (esquema padräo atual); GRUPO II-RHZ Intermitente Auto-Administrado, GRUPO III- RHZ Intermitente Supervisionado 1 vez por semana. Resultados:
foram randomizados, em julho de 1995 e abril de 1998, 762 pacientes, excluídos 37, e analisados 725. Os esquemas foram comparados em termos dos parâmetros de efetividade selecionados, a saber: Resultados favoráveis = Cura e adesäo ás surpervisöes e Resultados desfavoráveis = abandono, falência bacteriológica e morte. As taxas de cura e abandono...