Influência do exercício aeróbico e anaeróbico na composiçäo corporal de adolescentes obesos

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Ciencias to obtain the academic title of Doutor. Leader:

A obesidade, antes um problema de saúde nos países desenvolvidos, têm ultimamente se tornado um problema de saúde pública também nos países em desenvolvimento. A obesidade em crianças e adolescentes é ainda mais preocupante, uma vez que a obesidade estabelecida nessa faixa etária determina uma potencial piora das condiçoes associadas com a obesidade na idade adulta. O exercício é um dos métodos mais utilizados para a prevençao da obesidade e no seu tratamento. A prática de esportes e o aumento da atividade física sao fatores que contribuem para. a diminuiçao dos riscos de doenças cardiovasculares. O objetivo deste estudo foi o de verificar as influências do exercício aeróbio e anaeróbio na composiçao corporal de adolescentes obesos do sexo masculino. A amostra foi constituída de 28 adolescentes do sexo masculino com idades entre 15 e 19 anos. Considerou-se como critério de inclusao para esta pesquisa apenas os voluntários que apresentaram obesidade grave (Indice de Massa corpórea IMC > ao percentil 95 das curvas de referência).

Os voluntários foram divididos aleatoriamente em três grupos:

Grupo I: exercício anaeróbio; grupo II: exercício aeróbio; e grupo III: controle. Todos os grupos tiveram orientaçao nutricional e o período de intervençao foi de 12 semanas (três meses). O grupo I realizou treinamento intervalado em bicicleta ergométrica que consistiu de 12 "tiros" de 30" com máxima força e velocidade, pedalando com carga alta (0,8 por cento do peso corporal X 25 watts) e recuperaçao ativa de 3'. O grupo II realizou treinamento aeróbio em bicicleta ergométrica pedalando com carga relativa ao limiar anaeróbio por 50 minutos. O terceiro grupo funcionou como controle, sem atividade física. Todos os voluntários realizaram densitometria óssea com análise da composiçao corporal (DERA) e avaliaçoes médicas e de aptidao física. Para as variáveis peso e IMC os grupos de exercício apresentaram reduçao quando comparados os períodos inicial e final de intervençao. Quanto à composiçao corporal houve diminuiçao na massa gorda do corpo total e de membros inferiores (em gramas) e na porcentagem de gordura corporal de tronco nos grupos de exercício quando comparados os períodos inicial e final

More related