Estudo morfológico da interaçäo de amostras de Escherichia coli enteroagregativa com mucosa intestinal de coelho "in vivo"

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Um grande número de estudos epidemiológicos demonstraram a associaçao de amostras de Escherichia coli enteroagregativa (EAEC) com síndrome diarréica em crianças de países em desenvolvimento, em especial com diarréia persistente. Desde entao, muitos esforços têm sido realizados na tentativa de se caracterizar possíveis determinantes de virulência e de se esclarecer os mecanismos de patogenicidade desta categoria de E. coli, sem entretanto ter-se conseguido chegar a um modelo definitivo de induçao de doença. Visando um melhor entendimento dos mecanismos de patogenicidade da categoria EAEC, o presente trabalho avaliou a interaçao de amostras de EAEC com mucosa intestinal de coelho In vivo", comparando duas diferentes regioes (íleo e colo), através ,da metodologia de infecçao experimental de alça ligada do intestino de coelho. Foram utilizadas três amostras selvagens de EAEC, isoladas das fezes de crianças hospitalizadas por diarréia persistente, em Sao Paulo, e uma amostra selvagem isolada das fezes de recém nascido sadio, em Natal. Como controle positivo foi incluída a amostra protótipo 042, isolada das fezes de criança com diarréia, em Lima (Peru). Análise realizada, por microscopia eletrônica de varredura, de fragmentos ileais e colônicos infectados com todas as amostras de EAEC testadas, evidenciou a presença de uma espessa camada de muco recobrindo a superfície epitelial, e aderência bacteriana à esta camada, em fenótipo agregativo. Aderência à células caliciformes, foi observada em duas amostras bacterianas estudadas (042 e RN190-2). Análise por microscopia de luz e por microscopia eletrônica de transmissao, revelou uma associaçao entre infecçao por amostras de EAEC e alteraçoes morfológicas em segmentos ileais, com destruiçao em graus variados do epitélio intestinal. Nao foram evidenciadas alteraçoes no segmentos colônicos infectados com nenhuma das amostras bacterianas estudadas. O presente trabalho demonstrou pela primeira vez "in vivo", sugestao de invasao bacteriana em tecido ileal infectado com as amostras 042 e 171-1. As alteraçoes do epitélio ileal, encontradas no presente trabalho, reforçam a associaçao epidemiológica de amostras de EAEC com diarréia persistente, uma vez que a sua gênese está relacionada com alteraçoes das funçoes digestivo-absortivas do intestino delgado

More related