Publication year: 1993
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual Paulista \"Júlio de Mesquita Filho\" to obtain the academic title of Professor Livre Docente. Leader:
Com o objetivo de contribuir para o esclarecimento das relaçöes entre o efeito dos venenos botrópico e crotálico e do soro antiofídico, na gênese das alteraçöes hepáticas em doentes picados por serpentes dos gêneros Bothrops e Crotalus, avaliaram-se as funçöes hematológica, bioquímica, renal e hepática de ratos Wistar inoculados com soro anticrotálico e veneno total de Crotalus durissus terrificus, por meio de dosagens enzimáticas e análise ultra-estrutural do fígado.
A análise dos resultados permitiu as seguintes conclusöes:
- Os níveis da velocidade de hemossedimentaçäo foram menores e os valores do tempo de coagulaçäo foram maiores nos doentes do grupo Crotalus. Estas alteraçöes foram mais pronunciadas neste grupo de doentes, em decorrência do atendimento médico tardio. - Os níveis de glóbulos brancos, bastonetes e segmentados foram elevados nos grupos Bothrops e Crotalus, os níveis de leucócitos e eosinófilos foram menores nos doentes do grupo Crotalus. Possivelmente, estas alteraçöes ocorreram devido a liberaçäo de linfocinas pelas células alvo do organismo acidentado. Estas atuariam na medula óssea, liberando células jovens, no hipotálamo, liberando o hormônio adreno-corticotrófico e, como consequência, aumentando a liberaçäo de cortisol pela glândula supra-renal, causando depressäo da resposta imune celular. - Os níveis de bilirrubina indireta, aspartato aminotransferase, creatinina quinase e desidrogenase lática foram maiores no primeiro dia de internaçäo, tanto nos doentes do grupo Bothrops quanto do Crotalus. Estas alteraçöes foram mais pronunciadas nos doentes do grupo Crotalus e deveram-se à açäo miotóxica do veneno. - Os níveis séricos das mucoproteínas e da proteína C reativa estiveram aumentados no primeiro dia de internaçäo tanto nos doentes do grupo Bothrops, quanto de Crotalus. Os níveis séricos de proteínas totais e fraçöes e albumina foram menores no primeiro dia de internaçäo, tanto nos doentes do grupo Bothrops, quanto Crotalus. Estas alteraçöes deveram-se ao trauma agudo grave sofrido pelos doentes em decorrência do envenenamento ofídico. Neste caso, houve provavelmente liberaçäo de linfocinas (interleucina 1, 6 e fator necrosante de tumor) que atuaram no fígado aumentando a produçäo das proteínas positivas e diminuindo as negativas da fase aguda. Cinquenta e três por cento dos doentes do grupo Crotalus, com ausência de antecedentes de ingestäo de álcool e anticorpos anti-HBsAg negativos apresentaram aumento da retençäo...