Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutriçäo to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
Caracterizar o estado nutricional e identificar alguns aspectos econômicos, sociais, alimentares e biológicos de uma populaçäo de mäes que tiveram seus filhos na adolescência. Metodologia:
A populaçäo amostral foi constituída pelas 81 mäes, que freqüentaram ambulatório vinculado à Unidade de Adolescentes do ICr-HCFMUSP, no período de fevereiro a julho de 1999. Foram levantadas informaçöes sobre características pessoais, lazer, ingestäo alimentar e estado nutricional. Analisou-se a adequaçäo do consumo de energia, cálcio, ferro e vitamina A. O estado nutricional foi avaliado segundo indicadores de altura para a idade (A/I), peso para a idade (P/I) e índice de massa corporal (IMC). Resultados:
76,5 por cento näo planejaram a gravidez, 39,5 por cento näo concluiram o 1§ grau, 54,3 por cento abandonaram os estudos e 49,0 por cento näo trabalhavam. As jovens relataram diminuiçäo na participaçäo em atividades de lazer, durante e após a gravidez. O consumo energético e dos demais nutrientes mostrou-se abaixo do recomendado. Cerca de 6 por cento da populaçäo apresentou baixa estatura e 13 por cento baixo peso. Pelo IMC, 21 por cento encontrava-se com sobrepeso näo sendo registrados casos de desnutriçäo. Conclusöes:
O estudo aponta para as repercussöes da maternidade na vida destas jovens e para inadequaçöes importantes do hábito alimentar. Evidencia a importância do pré-natal e de serviços que proporcionem atendimento após o parto, enfocando de forma eficaz a alimentaçäo e a saúde de uma forma global, para beneficiar estas jovens e seus filhos.