Projeto Oficinas-Conexöes: saúde mental - arte - cultura: uma investigaçäo sobre a parceria entre o ambulatório de psiquiatria do Hospital do Servidor Público Municipal (H.S.P.M.) e o atelier de artes plásticas do Centro Cultural Säo Paulo (C.C.S.P.)
Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:
No "Projeto Oficinas" que integra distintas instituiçöes do município de Säo Paulo, o paciente psiquiátrico recebe um conjunto de informaçöes artísticas e culturais numa instituiçäo que tem por funçäo pública voltar-se à difusäo cultural. Algumas atividades säo desenvolvidas sob a supervisäo dos profissionais da saúde mental e da cultura. A história deste projeto recomenda-o como uma prática de saúde mental possível de ser desenvolvida nestes espaços públicos. As atividades descritas representam a promoçäo do resgate da cidadania e da qualidade de vida, por intermédio da vivência grupal e a aquisiçäo de conhecimento no contato com as mais diversas formas e linguagens de expressäo cultural e artística. Este repertório é trabalhado com os pacientes pelos profissionais de saúde mental e da cultura fornecendo apoio psicológico ao portador de transtornos mentais crônicos. Esta prática vem integrando os pacientes psiquiátricos em espaços culturais näo discriminados, visando à sua socializaçäo.