Sílico-tuberculose em pacientes atendidos em centro de Referência em Tuberculose do Estado de Säo Paulo

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo:

Analisar aspectos diagnósticos, de tratamento e evoluçäo da tuberculose em portadores de silicose, em Centro de Referência em Tuberculose do Estado de Säo Paulo.

Métodos:

Estudo retrospectivo, descritivo, realizado através do levantamento e análise de prontuários médicos de uma populaçäo pré estabelecida, no período de 1982 à 1999, com 82 pacientes com silicose e, destes, 44 desenvolveram tuberculose. Foi estabelecido um grupo de controle, obedecendo os seguintes critérios de pareamento: dois controles para cada caso, mesmo período de admissäo, sexo masculino, faixa etária com intervalo de cinco anos e todos portadores de tuberculose pulmonar bacilífera. Nas análises estatísticas, utiliza testes de associaçäo (Qui-Quadrado), comparaçäo entre médias e análise de variância.

Resultados:

Os 44 pacientes (53,6 por cento) portadores de sílico- tuberculose eram do sexo masculino, com predomínio da raça branca (55,8 por cento), e idade média de 53,04 anos. 22 tinham baciloscopia e cultura de escarro positiva. O tempo médio de sintomas foi de 5,74 meses, significativamente maior que no grupo controle. O esquema de tratamento com Rifampicina (R), Isoniazida (H) e Pirazinamida (P) e o tempo de tratamento- média de 9 meses- foram semelhantes nos dois grupos. A negativaçäo do escarro ocorreu em média 5 meses após o início do tratamento no grupo exposto e no grupo controle, com alta cura de 80 por cento dos pacientes nos dois grupos. Comparando o número de cruzes da baciloscopia e cultura de escarro entre grupos, näo houve diferença estatísticamente significante entre eles.

Conclusöes:

Aspectos diagnósticos: houve diferença significativa quanto ao tempo de sintomas entre grupos exposto e controle, mostrando que os portadores de sílico-tuberculose tiveram doença mais prolongada. 50 por cento dos expostos apresentaram baciloscopia positiva no exame de escarro e o tempo de negativaçäo do escarro, foi semelhante nos dois grupos. 69 por cento dos expostos tinham à radiografia de tórax, categoria maior ou igual a 2.

Aspectos do tratamento:

O tempo de tratamento foi também semelhante nos grupos, com uma média de duraçäo de 9 meses. Quanto ao tipo de alta, 84 por cento dos expostos tiveram alta cura, assim como no grupo controle, mostrando uma eficácia na quimioterapia instituída.

More related