Influência do sexo de indivíduos da mesma colônia no controle químico do morcego hematófago Desmodus rotundus (Chiroptera, Phyllostomidae)

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Estuda aspectos da biologia dos morcegos hematófagos, Desmodus rotundus, e analisar a eficácia da pasta vampiricida 2 por cento na reduçäo de suas colônias, quando tratados indivíduos de sexo diferente. Em 1999 e 2000, 626 indivíduos foram capturados em redes-de-espera, armadas a noite na entrada de 12 abrigos diurnos do Estado de Säo Paulo. Esses morcegos foram marcados, medidos, tratados ou näo e soltos novamente. Foram feitas estimativas visuais do tamanho e distribuiçäo das colônias dentro do abrigo. Foram tratados com a pasta, em cada abrigo, 10 por cento da populaçäo de D. rotundus inicialmente avaliada. Em um grupo foram tratados apenas machos (Experimento I), em outro apenas fêmeas (II) e no último 5 por cento de machos e 55 de fêmeas (III). Após 5 e 10 dias, foi feita a contagem dos número de carcaças e indivíduos sobreviventes. As colônias estudadas tinham em média ca.130 indivíduos, distribuídos em um a três nichos principais e em diversos grupos pequenos. Indivíduos solitários foram também observados. Morfologicamente, fêmeas foram maiores que machos no comprimento dos antebraços e na massa corpórea (p<0,0001). Fêmeas foram mais fiéis aos abrigos (0,042) e melhores disseminadoras de pasta vampiricida (p=0,002). Além disso, foi obtida uma maior reduçäo (78,2 por cento) do tamanho das colônias quando machos e fêmeas foram tratados. A pasta vampiricida de uso tópico nos morcegos elimina mais fêmeas que machos e por isso näo deve ser o único método de controle de D. rotundus aplicado pelos Programas Estaduais de Controle da Raiva dos Herbívoros.

More related