Saúde e educaçäo ambiental em Vargem Grande Paulista

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Estudo realizado em Vargem Grande Paulista durante 30 meses, num projeto de parceria entre a Faculdade Saúde Pública da Universidade de Säo Paulo e a Secretaria Municipal de Educaçäo.

Objetivos:

1. realizar um diagnóstico com 20 professores do ensino infantil e fundamental de 5 escolas-pólo do município para investigar sua realidade, seus conhecimentos, suas concepçöes, suas necessidades; 2. Formular e implementar junto com os professores, um processo de capacitaçäo, a partir do diagnóstico realizado; 3. Analisar as mudanças que ocorreram em funçäo do processo.

Método:

A metodologia usada foi a Pesquisa-Açäo com aplicaçäo de questionários complementados por grupos focais. Na capacitaçäo nas áreas de educaçäo, saúde e meio ambiente, considerada necessária em decorrência do diagnóstico, utilizaram-se técnicas de trabalho em grupo, oficinas, seminários, visitas técnicas, entre outras.

Resultados:

Entre os resultados obtidos, podem ser citados : as mudanças conceituais principalmente na área de meio ambiente, a formaçäo de competências para a observaçäo do meio ambiente; para o estabelecimento de relaçöes entre causas e efeitos de agravos ambientais, para a realizaçäo de investigaçäo diagnóstica a fim de subsidiar o planejamento pedagógico das escolas, para utilizar a educaçäo ambiental como tema transversal, para desenvolver açöes de promoçäo da saúde, para melhorar o relacionamento entre os diversos atores sociais que envolvem a comunidade escolar e do entorno, para melhorar a integraçäo entre o grupo de professores; e para atuar como multiplicadores junto aos demais professores e técnicos da rede municipal de ensino.

Conclusäo:

Pode-se dizer que alguns dos princípios preconizados pela proposta da Escola Promotora da Saúde foram incorporados. O conhecimento produzido coletivamente, permitiu que muitas mudanças pudessem ser efetivadas näo apenas no ambiente físico, social e emocional da escola , como também possibilitou um maior envolvimento dos pais e comunidade no processo.

More related