Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
Realiza estudo descritivo da mortalidade de rianças da faixa etária de 0 a 6 anos e 11 meses, matriculadas na REde Pública Municipal de Creches de Säo Paulo, entre 1995 e 1999, segundo sexo, idade, causa básica de morte, tempo de permanência na creche, sazonalidade, tipo de creche. Método. Método:
A pesquisa compreendeu todas as crianças atendidas em creches diretas, indiretas e conveniadas que morreram entre 1995-99. As fontes de daos foram as Fichas de Notificaçäo de Obito, obtidas nas SAS, e cópias das Declaraçöes de Obito, forneceidas pelo PRO-AIM ou SEADE. As causas básicas de morte foram classificadas de acordo com a CID-10ª Revisäo. Resultados:
O coeficiente médio de mortalidade, para o período, foi de 36,4 (por 100.000 crianças). Do total das mortes, 32,7 por cento ocorreram em menores de 1 ano e 78,4 por cento em crianças com até 3 anos. Observou-se que 54,2 por cento daqueles que morreram näo completaram seis meses de permanência na creche, destacando os três meses iniciais. As causas de morte de maior freqüência foram pneumonias, infecçäo meningocócica, meningites näo meningocócicas, gastroenterites e varicela, todas de origem infecciosa. As causas externas responderam por 13,5 por cento dos óbitos. Quedas, atropelamentos, afogamentos, queimaduras e agressöes constituíram as principais circunstâncias. Conclusöes:
Mostra que a maior parte das mortes decorreu de causas evitáveis, algumas delas atualmente preveníveis por vacinas.