Tecnologias emergentes de comunicaçäo como instrumento em educaçäo ambiental no controle e prevençäo de doenças

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo:

Investiga, analisa e avalia novos paradigmas que possam indicar caminhos para controlar moléstias, as novas e antigas, de modo consciente e responsável sob o ponto de vista e limitaçöes de um profissional de outra área, educaçäo e saúde, em resposta aos anseios sociais e governamentais nesta época de transiçäo de milênio.

Métodos:

O universo do estudo constituiu-se de 197 alunos do Ensino Médio profissionalizante de um Centro Federal de Educaçäo Tecnológica da cidade de Säo Paulo, com diferentes perfis vocacionais submetidos a avaliaçäo após realizaçäo de pesquisas centralizando a Educaçäo Ambiental no controle e prevençäo de doenças. Foram analisadas a motivaçäo e aprendizagem, reforçando sempre paradigma de uma educaçäo centralizada no aluno e de acordo com as teorias educacionais que reforçam e justificam essa prática.

Resultados:

Dos 197 alunos participantes, 145 aceitaram responder a avaliaçäo de metodologia aplicada. Desses, 89 alunos aprovaram o método, 19 näo gostaram e 37 foram indiferentes. A avaliaçäo final com relaçäo a aprendizagem, foi no formato de teste, com questöes objetivas de múltipla escolha, classificadas segundo o grau de dificuldade em: 25 por cento fáceis, 50 por cento médias e 25 por cento difíceis. O resultado da avaliaçäo dos alunos, considerando a média 6,0, apresentou os seguintes resultados: 166 alunos obtiveram notas acima da média e apenas 17 com nota abaixo da média.

Conclusöes:

Dentre outros aspectos, conclui que a metodologia testada além de ter sido útil na promoçäo da saúde pública, motivou os alunos e facilitou o processo de ensino- aprendizagem dos temas pesquisados.

More related