Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
Verificar a presença de anticorpos neutralizantes para o vírus de Estomatite Vesicular, em plantéis bovinos criados em regime extensivo, para a produçäo de carne, situados no município de General Salgado, regiäo de Araçatuba, Estado de Säo Paulo. Materiais e Métodos:
Foram pesquisadas 1099 amostras de soro de bovinos adultos, pertencentes à 6 propriedades situadas em 6 municípios da micro-regiäo de General Salgado. A técnica empregada para a dosagem de anticorpos para o vírus da Estomatite Vesicular foi a soroneutralizaçäo em microplacas de 96 orifícios, utilizando a cepa Indiana 1 Costa Rica/72 com título de 10.6,0 DICT50/50uL. As células utilizadas foram as da linhagem de Rim de Macaco Verde Africano (VEROCCL 81), provenientes do American Type Cell Colection (ATCC). O título de anticorpos de cada amostra de soro, foi calculado como a recíproca da maior diluiçäo do soro expresso em log10, que protegeu 100 por cento da monocamada celular. Foram consideradas positivas as amostras com título superior a 1,6 log10 (1/40). Resultados:
Das 1099 amostras de soro analisadas, 28 (2,6 por cento) foram positivas ao vírus tipo Indiana 1 da Estomatite Vesicular. Em 5 das 6 propriedades avaliadas, foram encontrados animais reagentes ao vírus; em uma das propriedades, situada no município de Turiúba, näo foram encontrados animais reagentes. Conclusöes:
Esta avaliaçäo mostrou que anticorpos para o vírus da Estomatite Vesicular nos bovinos criados na micro-regiäo de General Salgado, mesmo sem sinais da doença. Tal fato indica que pode estar ocorrendo uma estimulaçäo antigênica provocando resposta humoral. Sendo assim é necessário a realizaçäo de estudos para se determinar o sítio de permanência do vírus.