Classificaçäo dos municípios paulistas segundo indicadores de saúde reprodutiva: subsídios para a descentralizaçäo da atençäo à saúde das mulheres

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

O tema da saúde reprodutiva vem assumindo importância na formulaçäo e desenvolvimento das Políticas de Saúde, nas duas últimas décadas, como atestam as Conferência de Populaçäo e Desenvolvimento do Cairo e da Mulher em Beijing. Esse processo também ocorrendo no Brasil, onde teve como instrumento de atuaçäo o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher - PAISM. Näo obstante, acompanhando as dificuldades vividas pela saúde pública do país, o PAISM pouco conseguiu avançar no plano das açöes concretas. A realidade do Estado de Säo Paulo reflete esses paradoxos e os entraves existentes na área da saúde e consequentemente da saúde da mulher. Assim, o estudo busca estabelecer um gradiente das condiçöes de saúde reprodutiva das mulheres no Estado de Säo Paulo, com base em características identificadas a partir de indicadores municipais.

Para alcançar esses objetivos foi avaliada a situaçäo de saúde das mulheres a partir dos seguintes indicadores de saúde:

taxa de mortalidade feminina por câncer de útero; taxa de mortalidade feminina por Aids; proporçäo de abortos em relaçäo às internaçöes obstétricas do SUS; proporçäo de nascidos vivos com mäes menores de 19 anos, taxa de mortalidade materna e incidência de sífilis congênita. Foi feito um estudo descritivo, com base na divisäo político - administrativa do Estado de Säo Paulo, de 1997. A partir dessas variáveis, foram atribuídas pontuaçöes aos 625 municípios e sua classificaçäo dividida em quintis, de acordo com o comportamento municipal dessas variáveis. As médias de cada indicador por quintis indicam a diversidades na situaçäo de saúde vivida pelas mulheres no Estado e sua relaçäo com o contingente populacional de cada município, sendo possível observar, no entanto, grupos de municípios nos dois extremos, com padröes de indicadores favoráveis e desfavoráveis, independente de seu número de habitantes.

More related