Síndrome da Imunodeficiência Adquirida: aspectos sociais, percepçäo de risco e manifestaçöes bucais entre indivíduos infectados

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Identifica manifestaçöes bucais freqüentes em indivíduos infectados pelo HIV no município de Säo Paulo, suas percepçöes em relaçäo ao risco, origem e gravidade dessas manifestaçöes, bem como em relaçäo às conseqüências psicossociais e orgânicas da infecçäo. Adota para o desenvolvimento desta pesquisa o "survey" analítico. A amostra intencional foi integrada por 328 indivíduos infectados pelo HIV que consentiram espontaneamente em participar da pesquisa. A coleta de dados desenvolveu-se em dois momentos distintos, num primeiro momento utiliza como instrumento de medida um questionário com base em estudo exploratório; o segundo momento consistiu na coleta de dados de forma retrospectiva por levantamento de 276 registros clínicos de indivíduos infectados pelo HIV atendidos no Centro de Referência DST/AIDS do município de Säo Paulo. Os resultados indicaram que a maioria dos respondentes teve percepçäo de que Aids é uma doença muito grave (81,7 por cento), bem como do grande risco de transmitir o vírus para outra pessoa, se näo tomar qualquer cuidado preventivo (57,9 por cento). A descoberta do contágio pelo vírus da Aids, causou grande impacto psicológico nos respondentes, que se mostraram chocados e preocupados com a doença (97,9 por cento), porém, confiantes nos novos medicamentos. A maioria dos respondentes, de ambos os sexos, declarou ter sido contaminada pelo HIV durante relaçäo sexual por contatos heterossexuais. Depois do contágio 99,6 por cento dos homens e 99,1 por cento das mulheres declararam mudança de vida sexual, destes 92,8 por cento dos homens e 60,6 por cento das mulheres passaram a usar camisinha nas relaçöes sexuais. Os respondentes, submetidos a tratamento por longo tempo, declararam acreditar muito na cura definitiva da Aids com o tratamento anti-retroviral. A variável sexo näo influiu na freqüência das manifestaçöes bucais da Aids; dentre estas as mais encontradas foram: candidíase, leucoplasia pilosa, sarcoma de Kaposi e GUNA. Houve diferença nas manifestaçöes bucais da Aids entre os indivíduos em diversos estágios de tratamento e categorias de exposiçäo. Os respondentes, de ambos os sexos, admitiram näo estar bem informados sobre a Aids. Sugere-se a continuidade de programas educativos com vistas à prevençäo da Aids, elaborados em consonância ao conhecimento dessa realidade. Novas pesquisas relacionadas à Aids deveräo privilegiar aspectos sociais para oferecer subsídios no redirecionamento de programas e campanhas educativas.

More related