Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno-Infantil to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
Caracterizar a evoluçäo, durante o primeiro ano de vida, de recém-nascidos (RN), com peso de nascimento inferior a 2000g em maternidade pública do Município de Säo Paulo. Métodos:
Realizou-se um estudo retrospectivo em 60 RN prematuros, acompanhados no ambulatório de alto risco do Hospital M.E. "Vila Nova Cachoeirinha", no período de 1996 a 1998. A amostra foi subdividida em três grupos, com base no peso de nascimento e segundo a curva de crescimento intrauterino de referência. Foram analisados as variáveis maternas, do recém-nascido, das crianças que realizaram o acompanhamento ambulatorial desde o nascimento até os 12 meses de vida. Resultados:
Encontrou-se diferença significativa no peso de nascimento e na idade gestacional e as afecçöes ocorridas no berçário. Näo evidenciou diferença estatística entre os exames complementares, comparados ao número de consultas realizadas por especialistas. A análise de variância das medidas repetidas näo mostrou influência do sexo entre os grupos. Após a realizaçäo das curvas de regressäo, para análise ponderal, verificou-se que diferem significativamente entre os grupos, sendo que o Grupo II apresentou o menor peso ao final de um ano. Conclusäo:
Os resultados sugerem que os recém-nascidos de peso inferior a 2000g representam uma populaçäo de risco, com um crescimento inadequado e seqüelas decorrentes de repercussöes maternas e neonatais. Demandam, portanto, uma atençäo diferenciada, programas de açäo integral à saúde da mulher e da criança, com ênfase no período neonatal e no primeiro ano de vida.