Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivos:
Averiguar a presença de resíduos do inseticida - nematicida carbofuran e seu metabólito 3 - hydroxycarbofuran, na água destinada ao abastecimento, nos locais de captação e após o tratamento efetuado pela SABESP, na região do Vale do Paraíba. Verificar a presença de resíduos em amostras de águas de irrigação na cultura de arroz em várzeas sistematizadas, no solo e sedimento de tabuleiros e água do Rio Paraíba do Sul. Métodos:
A extração em amostras de água foi realizada em fase sólida empregando cartuchos de C18. Estes foram ativados com acetonitrila (CH3CN) e água deionozada. Os compostos absorvidos foram eluídos com 3 mL de acetonitrila. A extração em solo e sedimento foi realizada com acetonitrila. Todas as amostras foram concentradas em N2 até 0,9 mL e adicionadas de água grau HPLC até o volume de 2,0 mL para reconstituição da proporção da fase móvel. As amostras foram analisadas por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC ou CLAE), injetando-se o volume de 50uL em coluna de fase reversa, usando-se fase móvel acetonitrila: água (45:55) e detector de fluorescência. Resultados:
As concentrações de carbofuran ficaram abaixo do estabelecido pela USEPA como padrão para água potável ( 40ug/L) e pelas agências internacionais para águas ambientais (6000ug/L). O nível máximo de resíduos de cabofuran detectado foi 20ug/L, cinco dias após a aplicação, sendo detectados resíduos de 0,8 a 1,4 ug/L, quarenta e nove dias após a aplicação de carbofuran. Nas amostras em que foram detectados resíduos, as concentrações estiveram acima do estabelecido pela CEE para pesticidas individuais (0,1ug/L) em água potável. Não foram detectados resíduos de carbofuran em solo superficial e sedimento e 3 - hydroxycarbofuran não foi detectado em nenhuma amostra. Conclusões:
A persistência de carbofuran é relativamente curta no ambiente e em solos com história de uso anterior é degradado mais rapidamente. A subdosagem, prática usual na região, pode induzir a resistência da bicheira do arroz Oryzophagus oryzae, tornando-se necessário usar doses cada vez mais altas ou outros produtos, comprometendo o ambiente