Estudo de internaçöes hospitalares do Sistema Único de Saúde, em municípios em gestäo semi plena, no Estado de Säo Paulo, entre 1994-1999

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

O trabalho estuda o processo de implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) com base na estratégia definida na Norma Operacional Básica do SUS 01/93. É feito uma síntese do seu eixo principal - a descentralização, desde a sua relação com a democracia no Continente Americano, no Brasil, e em especial na saúde destacando-se conceitos, fases, experiências, avanços e retrocessos até a unidade de analise que se pretende atingir: a questão municipal. São apresentadas as várias condições previstas na norma, sua evolução e responsabilidades dentre outras enfocou-se a gestão semi plena sobre os serviços hospitalares em particular sobre suas internações.

Método:

O universo do estudo constituiu-se de onze municípios no Estado de São Paulo, trabalhados através do Estudo de Casos, onde foram analisados quanto a evolução na oferta de leitos hospitalares, volume de internações, permanência, procedimentos e mortalidade entre outras variáveis, utilizando-se como fonte de dados as Autorizações de Internações Hospitalares (AIHs) pagas pelo SUS entre 1994 a 1999 considerando os períodos antes e depois.

Resultados:

Foram identificados aspectos relacionados a alterações de indicadores, assim como seus efeitos sobre a mudança pretendida.

Conclusões:

O estudo mostra a ocorrência de mudanças importantes nas internações hospitalares pagas pelo SUS no período da gestão semi plena como indicativo que pode e deve ser complementado com outros estudos que avaliem mais profundamente as mudanças encontradas nesses municípios

More related