Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo. Descrever as condições de saúde das crianças matriculadas no NIC-Núcleo Integrado da Criança entre 1997-1999, após a implantação das medidas de prevenção da transmissão vertical an cidade de Santos. Métodos. O universo do estudo constitui-se de 145 crianças atendidas no Núcleo Integrado da Criança da cidade de Santos. A coleta de dados foi realizada pelo pesquisador a partir de dados da ficha de recém-nacidos de risco, da ficha de notificação compulsória de aids, da ficha de levantamento de transmissão vertical e dos prontuários das mães e crianças.
As crianças foram divididas em quatro grupos segundo uso de terapia com zidovudina:
uso completo, uso de apenas dois componentes, uso apenas nos recém-nascidos e nenhum uso de zidovudina. As variáveis de freqüência ao pré-natal, peso ao nascer, patologias apresentadas durante os primeiros meses de vida, entre outras foram estudadas segundo esses grupos. Resultados. A distribuição das crianças do estudo nos grupos foi:
52 por cento no grupo de uso completo de terapia com a zidovudina, 15 por cento usaram apenas dois componentes da terapêutica, 12 por cento de uso apenas no recém nascido e 21 por cento de nenhum uso. Enquanto o grupo uso completo(n=75) apresentou uma porcentagem de 26,7 por cento das crianças com sorologia negativas para o HIV o grupo nenhum uso(n=30) teve apenas 13,3 por cento crianças com sorologia negativa para o HIV. A terapêutica com Zidovudina parece ter um importante papel na diminuição da transmissão vertical. Em 1997 52,8 por cento das mães realizaram pré-natal, já em 1999 78,4 por cento relatavam ter realizado pré-natal. O aleitamento artificial foi realizado em 80,7 por cento das crianças. Conclusões. Entre outro aspectos, conclui-se que o número de gestantes e crianças utilizando a zidovudina para a prevenção da TMI em Santos aumentou nos anos estudados. Entre os pares de mães-filhos que foram incluÃdos no PACTG 076, a grande maioria das mulheres fez pré-natal. As doenças respiratórias e sorologia positiva da criança ocorreram em maior número no grupo de nenhum uso. As diferenças foram estatisticamente significativas entre os grupos de uso de zidovudina relacionado com a realização de pré-natal, infecção bacteriana, e sorologia para o HIV