Referência e contra-referência de crianças entre creches e serviços de saúde na regiäo Santana-Tucuruvi, município de Säo Paulo, 1997

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Medicina to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Estudo retrospectivo baseado no levantamento de prontuários de crianças matriculadas em creches municipais na cidade de Säo Paulo, com o objetivo de verificar a inter-relaçäo creche-serviços de saúde a partir da análise do instrumento de referência e contra-referência interinstitucuional, denominado ficha de encaminhamento, utilizado sempre que uma criança necessita ser encaminhada pela equipe da creche aos serviços de saúde.

Período de estudo:

01/07/956 a 31/08/96. Do total de 415 crianças amostradas, 217 geraram 381 encaminhamentos, representando uma média de 1,18 encaminhamento/criança/ano. O motivo mais freqüente (41,3 por cento) de encaminahmento foi a febre. As doenças respiratórias foram o diagnóstico médico mais freqüente (53,9 por cento). Em 28 por cento dos encaminhamentos observou-se alguma inadequaçäo no registro de informaçöes pelo serviço de saúde.

Os principais problemas identificados foram:

ausência de diagnóstico médico, inadequaçäo na indicaçäo ou duraçäo do afastamento da criança da creche por motivo de saúde e emprego de terminologia complexa para descrever os diagnósticos. Evidencia a necessidade de uma instrumentalizaçäo melhor dos serviços de saúde quanto ao atendimento da criança que frequenta creches, bem como a utilizaçäo e valorizaçäo da ficha de encaminhamento da criança visando a otimizaçäo do rendimento da assistência dada às crianças por ambas as instituiçöes

More related