Consumo de bebida alcoólica na gravidez

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Escola de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:

O objetivo deste estudo foi verificar o consumo de bebida alcoólica durante a gravidez, quanto: ao tipo, quantidade ingerida, ao conhecimento dos riscos do consumo de bebida alcoólica na gravidez e rastreamento do consumo durante a assistência pré-natal. A amostra constou de 445 puérperas internadas em uma maternidade de Säo Paulo, no período de janeiro a maio de 1999. Os dados foram coletados por meio de entrevista indoividual.

Os principais resultados foram:

66,3 porcento das mulheres näo consumiram bebida alcoólica, 17,8 porcento consumiram durante toda a gravidez e 15,9 porcento consumiram até a confirmaçäo da gravidez que ocorreu em média com 9,6 semanas. Quanto à ocasiäo de consumo, 39,3 porcento das mulheres o fizeram nos finais de semana, 59,4 porcento em festas e 1,3 porcento diariamente. A média ingerida foi 14,74 porcento gramas/ocasiäo nas que consumiram durante toda a gravidez e 25,83 gramas/ocasiäo nas que o fizeram até a confirmaçäo, havendo diferença estatística entre os índices médios nos dois grupos. O consumo médio por ocasiäo foi classificado como moderado. A bebida mais consumida foi a cerveja por 64 porcento das mulheres. Quanto ao conhecimento dos riscos de consumo de bebida alcoólica na gravidez, 71,5 porcento acreditam que faça mal à saúde do concepto, 15,5 porcento que faz mal à própria saúde e 13 porcento näo consumiram por outros motivos. O rastreamento do consumo de bebida alcoólica durante o acompanhamento pré-natal foi referido por 48,8 porcento das mulheres. Considerando que a gestaçäo é um momento propício para abandono do consumo de bebida alcoólica é necessário que os profissionais de saúde estejam atentos e valorizem a investigaçäo deste consumo

More related