Avaliaçäo da efetividade de soluçöes irrigadoras na remoçäo de "smear layer" radicular de dentes decíduos anteriores

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Raros säo os estudos relacionados com a smear layer (SL) radicular em dentes decíduos. Assim, esta pesquisa avaliou, in vitro, o efeito de três sistemas de irrigaçäo usados durante a instrumentaçäo de canais de dentes decíduos anteriores, quanto à remoçäo da SL e quanto à permeabilidade dentinária, usando-se dois tipos de instrumentaçäo. O experiemento contou com 32 dentes anteriores decíduos provenientes do Banco de Dentes Humanos da Disciplina de Odontopediatria da FO-USP. Todos os dentes tiveram os ápices fechados com resina epoxídica. Inicialmente, 24 dentes foram divididos aleatoriamente em 2 grupos de 12 dentes cada, de acordo com o tipo de manipulaçäo dos canais: com limas tipo Kerr até o calibre n§ 25, simulando a instrumentaçäo convencional utilizada em Odontopediatria (Fase I - G1 a G4) ou estendendo-se o calibre das limas até o n§ 40 (Fase II - G5 a G8).

As soluçöes irrigadoras empregadas durante a instrumentaçäo foram as seguintes:

G1 e G5 - água destilada (controle); G2 e G6 - Endo-PTC ativado pelo Líquido de Dakin; G3 e G7 - hipoclorito de sódio a 4 por cento alternado com peróxido de hidrogênio a 3 por cento (SOS); e G4 e G8 - hipoclorito de sódio a 1 por cento, e lavagem final com soluçäo aquosa de ácido cítrico a 10 por cento. Os dentes foram secados, as coroas removidas e a porçäo radicular foi clivada primeiro transversalmente, separando-se o terço superior dos dois terços remanescentes e depois, loongitudinalmente...

More related