Reabsorçäo radicular externa: estudo comparativo entre dentes com vitalidade pulpar e tratados endodonticamente, quando submetidos a força ortodôntica de intrusäo

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O objetivo deste estudo foi avaliar se existe diferença quantitativa no grau de reabsorçäo radicular apical entre dentes tratados endodonticamente e dentes com vitalidade pulpar, qaundo submetidos á movimentaçäo ortodôntica. Foram utilizados 32 primeiros premolares advindos de 8 indivíduos, de ambos os sexos, com idades entre 13 e 18 anos. Para os dentes superiores, 8 primeiros premolares do lado direito fizeram parte do Grupo A, e foram submetidos a uma força ortodôntica de intrusäo com intensidade de 180g, por um período de 90 dias, e com ativaçöes a cada 30 dia Grupo B foi composto 8 primeiros premolares superiores do lado esquerdo, que 30 dias antes da aplicaçäo da força de intrusäo, foram submetidos ao tratamento endodôntico. Para os dentes inferiores foram formados os GRUPOS C, composto por 8 primeiros premolares esquerdos sob açäo da força ortodôntica e o D, com 8 primeiros premolares esquerdos sob açäo da força ortodôntica foram tratados endodonticamente. Os comprimentos dentários foram comparados antes e depois da movimentaçäo, pelo uso de radiografias periapicais analisadas no sistema de imagens digitalizadas Digora(SORODEX - FINLANDIA). Os resultados mostraram que, para os dentes superiores, houve uma quantidade de reabsorçäo radicular apical significativamente maior nos dentes com vitalidade pulpar em relaçäo aos dentes com tratamento endodôntico (p<0,01). Quanto aos dentes inferiores, apesar de ter sido observada uma tendência para maior reabsorçäo nos dentes com vitalidade pulpar, este diferença näo foi estatisticamente significante quando os dois grupos foram comparados.

More related