Características sóciodemográficas, comportamentais e vulnerabilidade à infeçäo pelo vírus da imunodeficiência humana em homens que fazem sexo com homens do "projeto Rio"

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Escola Nacional de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O "Projeto Rio" foi uma das pesquisas de preparaçäo para estudos fase III de vacinas anti-HIV, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa do Hospital Evandro Chagas/FIOCRUZ. De janeiro de 1994 à julho de 1999, ingressaram 675 voluntários na coorte.

segundo os critérios de elegibilidade:

homens que relataram ter praticado sexo com homens nos seis meses anteriores à entrevista inicial, de 18 a 50 anos, com sorologia negativa para o HIV e que aceitaram os termos de esclarecido e informado. Avalia as características sociodemográficas, comportamentais e vulnerabilidade à infecçäo pelo HIV dos voluntários do "Projeto Rio", a partir de uma coletânea de três artigos, cujos principais resultados foram: 1) a auto-percepçäo de vulnerabilidade estava associada a um maior nível de escolaridade e à prática de sexo anal desprotegido: 2) 57 por cento dos voluntários relataram o desejo de participar de ensaios de vacinas anti-HIV (DP), devido principalmente a motivos humanitários/altruísmo e estar protegido contra a infecçäo pelo HIV. Mostraram-se associadas a DP: sorologia positiva para sífilis, "engajamento sob a influência do álcool, em prática sexual de risco que normalmente näo faria" e baixo nível educacional; e 3) o sexo anal desprotegido com parceiros ocasionais se mostrou associado à menor renda, baixa escolaridade, auto-percepçäo de vulnerabilidade, DP, e uso de crack/cocaína. Nossos resultados mostraram que estes voluntários estäo cientes da práticas de risco, pois se auto-perceberam vulneráveis à infecçäo pelo HIV.

A questäo da vulnerabilidade à infecçäo pelo HIV é traduzida aqui através da tríade:

pobreza, baixo nível de instruçäo e uso de drogas, fazendo com que estes indivíduos tenham dificuldades em manter um comportamento seguro. Nossos achados reforçam a necessidade de implementar programas preventivos específicos direcionados para esta populaçäo e seus respectivos parceiros, com ênfase na questäo do uso de (álcool e) drogas ilícitas, o engajamento de sexo comercial e seu vínculo com as práticas sexuais desprotegidas.

More related