Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
Estudo epidemiológico descritivo sobre as hepatites B e C na regiäo de Londrina, Paraná, que inclui 19 municípios, com o objetivo de conhecer o perfil de mortalidade e letalidade e a prevalência de marcadores sorológicos em hemodialisados, portadores do vírus da imunodeficiência humana e em doadores de sangue. Métodos:
Pesquisou-se dados secundários de) doentes de hepatites B e C; grupo de risco - hemofílicos , hemodializados e portadores do vírus da imunodeficiência humana e) doadores de sangue, quanto a prevalência de marcadores sorológicos desses agravos. Resultados:
Evidenciou-se: 1) a presença de 400 casos de hepatite B, 86 de hepatite C e 1 de co-infecçäo de hepatite B e hepatite C. Conclusöes:
Dentre os casos notificados, a hepatite B foi a que se apresentou com maior freqüência. Nos hemofílicos a prevalência de anti-HBc e de anti-VHC säo consideradas altas. Nos hemodialisados e nos portadores do vírus da imunodeficiência humana a prevalência de AgHBs é intermediária, enquanto que a de anti-VHC é alta. As prevalências de AgHBs, de anti-HBc e a de anti-VHC nos doadores de sangue säo baixas. Recomenda-se aprimorar o sistema de vigilância epidemiológica com vistas a melhorar a qualidade dos dados e realizar busca ativa de casos de hepatite B e C em todos os grupos estudados