AIDS, drogas de abuso e o perfil epidemiológico da tuberculose no município de Itajaí, Estado de Santa Catarina, 1983-1996

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

Estudar a tendência da tuberculose em Itajaí no período pré e pós surgimento da AIDS, caracterizando o uso de drogas de abuso e co-infecçäo pelo HIV como fatores de risco, capazes de modificar o perfil epidemiológico da tuberculose.

Método:

Estudo de coorte, constituída por 1463 pacientes com tuberculose, notificados de 1983 a 1986, período subdividido em pré e pós surgimento da AIDS. Os dados foram obtidos junto a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e à Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí. Foram estudadas as variáveis sexo, faixa etária, forma clínica, resultados de exames auxiliares, vacinaçäo, uso de drogas de abuso, co-infecçäo pelo HIV e tipo de saída do tratamento de tuberculose.

Resultados:

Verificou-se predominância de casos do sexo masculino, na faixa etária de 20 a 49 anos e das formas pulmonares bacilíferas nos dois períodos. Após o surgimento da AIDS houve aumento da proporçäo de formas extrapulmonares, de de näo reatores à tuberculina, de óbitos por causas e de abandono de tratamento. No mesmo período, a taxa de curas diminuiu. O uso de drogas de abuso está associado ao abandono do tratamento (x, = 18,33 p=0,0000185), RR 2,64 Ic 95 por cento[1,37 - 2,07] , RA 23,5 por cento e RAP por cento 45,8 por cento.

Conclusäo:

Verificou-se a influência da AIDS sobre o perfil epidemiológico da tuberculose, modificando-a em relaçäo à idade, forma clínica, proporçäo de casos bacilíferos, de curas e de abandonos de tratamento. O uso de drogas de abuso foi o fator de maior risco para o abandono de tratamento, superando o etilismo e a co-infecçäo pelo HIV.

Descritores:

Tuberculose, Epidemiologia, Fatores de Risco, Drogas de Abuso, AIDS

More related