Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
Oferecer subsídios para o desenvolvimento da Educaçäo Ambiental no ensino formal por meio da análise das representaçöes e práticas de Educaçäo Ambiental, por parte de educadores de 12 escolas municipais de Säo Paulo, situadas em áreas de manancial, no entorno da represa Billings no Distrito de Grajaú. Populaçäo - Alvo: coordenadores de projetos de Educaçäo Ambiental nas referidas escolas. Metodologia:
A coleta e análise de dados se deu por uma metodologia qualitativa: entrevistas abertas com roteiro semi-estruturado foram utilizadas como estratégia na coleta de dados e analisadas de acordo com a proposta de elaboraçäo do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados:
Os principais resultados obtidos apontam para uma representaçäo de meio ambiente que considera o ambiente sócio - construído, näo se limitando ao seu aspecto natural; uma representaçäo de saúde que vai além da ausência de doenças, englobando aspectos subjetivos, como sentir-se feliz; a Educaçäo Ambiental e suas práticas mostram uma grande diversidade, envolvendo desde atividades mais pontuais, até propostas mais amplas com busca de envolvimento comunitário e mudança de valores. A autocrítica dos educadores centra-se muito na impossibilidade de desenvolver atividades, mais do que numa reflexäo sobre as questöes ambientais e os princípios do Ambientalismo. Conclusäo:
As análise das entrevistas apontam para a necessidade de uma política pública voltada para a formaçäo continuada dos educadores, viabilizaçäo efetiva de espaços de planejamento nas escolas, maior com a comunidade e troca de experiências entre as unidades escolares