Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
Estudar fatores de risco para o tracoma entre escolares em área de baixa prevalência. Métodos:
O delineamento adotado foi o de estudo tipo caso-controle. A amostra estudada abrangeu 121 casos identificados por meio de inquérito realizado em 1999, entre escolares e pré-escolares, pertencentes a famílias de baixa renda, residentes na regiäo de Santo Amaro/Parelheiros, Município de Säo Paulo. Os controles foram selecionados, 121 escolares e pré-escolares, por meio de sorteio, pareados segundo ano de nascimento e escola em que estavam matriculados. Adotou-se o sistema de gradaçäo proposto pela Organizaçäo Mundial de Saúde para a definiçäo de caso. Foram analisados os seguintes preditores:
sexo, ser migrante originário de área endêmica de tracoma, condiçöes de moradia, hospedar pessoas originárias de áreas endêmicas, hábitos de higiene pessoal, nível de escolaridade dos pais, estrato social. Resultados:
Na análise univariada mostraram-se associados ao desfecho de interesse como fatores de risco pertencer a estrato social E (RC= 4,68; 1,08-20,13; p=0,04) e hospedar pessoas provenientes da Regiäo Nordeste do Brasil (RC=2,34; 1,20-4,57; p=0,03), enquanto que a higiene do rosto (RC=0,47; 0,27-0,84; p=0,03) mostrou-se associada como fator de proteçäo para tracoma. Na análise de regressäo logística condicional múltipla, mostrou-se associado ao tracoma pertencer a estrato social. E (RC=4,68; 1,08-20,13; p=0,04), hospedar pessoa da regiäo nordeste e higienizar o rosto com maior freqüência permaneceram com seus intervalos de confiança sem incluir o valor 1.Conclusöes:
Foi possível identificar os fatores de risco associado à ocorrência de tracoma numa regiäo de baixa prevalência contribuindo para um enfoque de prevençäo da doença