Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivo:
Nos últimos quarenta anos a incidência e mortalidade por melanoma cutâneo vêm apresentando mundialmente uam tendência de crescimento acelerado, mais dramático em países com populaçäo predominantemente branca. Estudos de tendência temporal têm relacionado este padräo da incidência e da mortalidade por melanoma cutâneo com a influência das coortes de nascimento, a predominância de melanomas do tipo disseminativo superficial e com menor espessura, e a localizaçäo em áreas do corpo mais intermitentemente expostas à radiaçäo solar tais como tronco e membros inferiores. O presente estudo tem como objetivo analisar a tendência temporal na mortalidade por melanoma cutâneo no Estado de Säo Paulo, no período de 1979 a 1998, e influência das coortes de nascimentos sobre esta tendência. Métodos:
A populaçäo estudada corresponde a um total de 4324 óbitos por melanoma ocorridos entre residentes do Estado de Säo Paulo (1525 óbitos no Município de Säo Paulo e 2799 óbitos nos demais Municípios), no período de 1979 1998, e 4399 casos de melanoma cutâneo ocorridos entre residentes do Município de Säo Paulo, no período de 1969 a 1998. A análise do efeito do período sobre a tendência é feita por modelos de regressäo loglinear. O efeito da idade e período é analisado efetuando-se a estratificaçäo em grupos etários qüinqüenais e fazendo a regressäo linear dos coeficientes de mortalidade. Para análise do efeito da coorte de nascimento säo usadas a representaçäo gráfica e a técnica näo-paramétrica de TARONE e CHU, e o teste estatístico normal. Resultados/conclusöes: A tendência da mortalidade no Estado de Säo Paulo apresenta crescimento acelerado, sendo maior para o gênero feminino. A mortalidade por melanoma cutâneo é máxima para as coortes de nascimento de 1924 a 1930, entre os indivíduos de gênero masculino, e para as coortes de nascimento de 1937 a 1946 para o feminino, sendo este intervalo de coortes coincidente com os anos em que ocorreram mudanças importantes no padräo de exposiçäo ao sol adotado por parcelas da populaçäo