Atividade física e postura materna durante a gestaçäo: influência sobre o peso ao nascer em gestantes atendidas em serviço público de saúde

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutriçäo to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Estuda a relaçäo entre atividade física materna/postura em pé e o peso inadequado ao nascer.

Metodologia:

Estudo de coorte prospectiva, com gestantes participantes de um serviço de pré-natal de baixo risco voltado para populaçäo de nível sócio-econômico desfavorável. Dentre os gestantes elegíveis , permaneceram na coorte 152 gestantes e recém-nascidos. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas com as gestantes, realizadas no próprio serviço de pré-natal, em três períodos da gestaçäo. A mensuraçäo da atividade física inclui todas as atividades diárias . A permanência em pé foi analisada agrupando todas as atividades que requeriam esta postura e também individualmente. A variável resposta foi o peso ao nascer categorizado em inadequado (<3000 gramas) e adequado (ü3000 gramas). A influência dos fatores em estudo sobre a variável resposta foi avaliada mediante análise de regressäo logística múltipla, tendo como variáveis de ajuste: tabagismo, estado nutricional inicial, morar com o companheiro e escolaridade.

Resultados:

Foram identificadas como fator de proteçäo de peso inadequado ao nascer a manutençäo de atividades cotidianas, especificamente realizar caminhada por menos de cinqüenta minutos (OR ajustado=0,44, IC 95 porcento: 0,20-0,98) e limpeza leve três ou mais vezes por semana (OR ajustado=0,49, IC 95 porcento: 0,25-0,96), no 1º período da gestaçäo. Näo foi identificada associaçäo entre a intensidade da atividade física materna e o peso ao nascer. O risco de peso inadequado ao nascer associado a permanência em pé, por mais de 2 horas e 30 minutos, mostrou-se acentuado no 2º trimestre ( OR ajustado=3,23, IC 95 porcento: 1,30-7,99). Dentre as atividades que requerem a postura ereta identificou-se, na análise univariada, relaçäo do tipo dose-resposta para: lavar roupa e cozinhar, com p de tendência linear < 0,01 e igual a 0,05, respectivamente. Na análise múltipla, apenas a atividade de lavar roupa confirmou a significância estatística.

Conclusöes:

Realizar caminhada e limpeza leve da casa mostraram efeito de proteçäo no 1º período de gestaçäo. Evidenciou-se no 2º trimestre de gestaçäo que a permanência em pé parada exerce influência sobre o peso inadequado ao nascer, especificamente a atividade de lavar roupa. Estes resultados justificam a realizaçäo de novos estudos, para avaliar o papel da atividade física e postura materna durante a gestaçäo no retardo de crescimento intrauterino e na prematuridade

More related