Reforma curricular no ensino médico: estudo de caso de uma escola de medicina

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Identifica, analisa e sintetiza princípios, conceitos e práticas em educaçäo médica em uma Escola de Medicina com um currículo baseado em problemas orientado para a comunidade, através do estudo da reforma curricular da Escola de Medicina da Universidade do Novo México. Métodos. Foi realizado um estudo de caso que inclui observaçäo participantes, análise documental e entrevistas com professores e administradores. As observaçöes incluíram múltiplas sessöes tutoriais com alunos, seminários de docentes, oficinas de trabalho e reuniöes de planejamento. Foram analisados documentos do currículo e da política institucional, além da revisäo de publicaçöes. Resultados.

Säo utilizadas múltiplas abordagens pedagógicas na Escola de Medicina da Universidade do Novo México:

a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é um fator significante na aprendizagem e na construçäo do conhecimento dos alunos: a exposiçäo precoce à prática e a educaçäo orientada à comunidade säo fundamentais para a reforma curricular realizada. A avaliaçäo dos alunos é parte importante da aprendizagem e é um processo constante ao longo do currículo. Um componente fundamental da abordagem pedagógica empregada é a necessidade de desenvolver as habilidades educativas dos professores. Várias estratégias diferentes säo usadas na educaçäo e desenvolvimento de liderança entre professores, incluindo reuniöes semanais para discussäo dos tutoriais, reuniöes especiais de diálogo entre os tutores, treinamentos de habilidades, revisäo de questöes relativas à prática e à avaliaçäo, revisäo anual da educaçäo, reuniöes mensais de implementaçäo de currículo, reuniäo do grupo de políticas educacionais e realimnetaçäo freqüente dos alunos sobre suas experiências de aprendizagem. Todos esses elementos säo essenciais para a implementaçäo e melhoria do processo educacional. Conclusöes. A aprendizagem ativa centrada no aluno e realizada em pequenos grupos, a experiência precoce supervisionada em cuidados primários na comunidade, a Aprendizagem Baseada em Problemas e a integraçäo das ciências básicas e clínicas (via ABP) säo significantes contribuiçöes na educaçäo dos alunos de medicina. O desenvolvimento dos professores em métodos educacionais contemporâneos e o trabalho dos comitês na integraçäo do currículo säo aspectos fundamentais no planejamento, desenvolvimento e implementaçäo do currículo de educaçäo médica

More related