Violência em Diadema: epidemiologia dos homicídios na cidade

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo:

Analisar a tendência da mortalidade por homicídios em Diadema no período de 1979 a 1999 e a distribuiçäo espacial dos homicídios ocorridos em 1999 pelas áreas geográficas do município, caracterizadas por padröes sócio-econômicos e demográficos.

Métodos:

Estudo ecológico de tendência temporal e distribuiçäo de eventos no espaço geográfico.

A tendência da mortalidade por homicídios foi descrita pelas variáveis:

residência, idade, sexo, profissäo, escolaridade, naturalidade e meio utilizado para produzir a agressäo. A distribuiçäo dos homicídios foi feita pela residência dos mortos, tendo como referência as áreas do Sistema Local de Saúde (SILOS). Para a descriçäo espacial dos homicídios utilizou-se as mesmas variáveis do estudo de tendência e também outras extraídas dos boletins de ocorrência policial: local do homicídio, tipo de local do homicídio, uso e tipo de droga, tipo de arma e motivo da agressäo. As áreas geográficas foram caracterizadas por meio de indicadores de qualidade de vida, construídos a partir de variáveis censitárias, e de um indicador composto de condiçöes de vida (ICV) elaborado com base em alguns indicadores simples.

Resultados e conclusöes:

Pode-se observar que, entre 1979 e 1999, o crescimento dos homicídios em Diadema foi mais intenso do que o observado no Estado de Säo Paulo e no país; a identificaçäo de fatores associados e áreas do município onde a violência é mais aguda, pode contribuir no processo de discussäo nas oficinas de SILOS para a intervençäo no problema; o ICV mostrou-se bom marcador de exposiçäo, identificando áreas com maiores demandas por políticas públicas

More related