A enfermagem e as necessidades humanas básicas: o saber/fazer a partir das representaçöes sociais

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem to obtain the academic title of Professor Titular. Leader:

Objetivo:

Caracterizar as representaçöes sociais do processo saúde-doença de indivíduos pertencentes a famílias de baixa renda, residentes nos Municípios de Monteiro Lobato e Santo Antônio do Pinhal, SP, com vistas à identificaçäo das necessidades de saúde dessa populaçäo e à orientaçäo da açäo profissional para seu atendimento, particularmente o processo de cuidar em enfermagem.

Método:

Foram estudados 418 sujeitos adultos, através da aplicaçäo de um questionário contendo questöes fechadas, dissertativas e de evocaçöes livres. Foi realizada uma análise descritiva e estrutual das representaçöes sociais, através de uma estratégia plurimetodológica e tratamento quali-quantitativo dos dados.

Resultados:

Os dados mostram que as necessidades de saúde säo proveitosamente acessadas através da exploraçäo das dimensöes objetivas e subjetivas da saúde-doença, como representadas pelos sujeitos e subjacentes às suas demandas. Discute a necessidade de repensar o modelo tecnológico de trabalho em saúde e em enfermagem, para que as necessidades humanas/de saúde possam efetivamente compor o rol de elementos considerados na definiçäo das açöes dos serviços e dos profissionais. Discute, ainda, a necessidade de estabelecer novas bases para o processo de cuidar em enfermagem, a partir das necessidades negociadas entre os sujeitos individuais e coletivos e os profissionais nas instituiçöes de saúde

More related