Tuberculose: de questäo pública à questäo de estado à Liga Brasileira contra a tuberculose

Publication year: 1991
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Trata da tuberculose como uma questäo de interesse público, como questäo de interesse estatal e, paradoxalmente, como questäo de poucas medidas concretas. Narra as dimensöes relevantes no combate a tuberculose que resultaram da interaçäo elites-estado-opiniäo pública e, de outro lado, indica o alcance limitado, no sentido de práticas efetivas da açäo destes atores sociais e políticos.

Delimita dois tempos básicos de mudança:

anterior a 1920 - é um tempo que a tuberculose emerge como questäo pública e näo estatal, o segundo tempo é demarcado pelo aparecimento dos primeiros sinais de que a tuberculose passava a ser, ainda que de modo limitado, uma questäo de Estado. O primeiro capítulo aponta o debate científico acerca da doença. O segundo capítulo mostra como as elites médicas e intelectuais posicionam-se e atuam frente ao problema da tuberculose. O terceiro capítulo ocupa-se com a tuberculose como questäo de Estado. Concluindo mostra que a tuberculose embora sendo responsável por um índice de mortalidade, na cidade do Rio de Janeiro, que superava o que qualquer outra doença, no início do século, não recebeu do estado uma atençäo que traduzisse um conjunto de medidas articuladas para seu controle. (RGG)

More related