Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
É reconhecida a importância da presença de microrganismos no interior de canais radiculares para o comprometimento do sucesso do tratamento endodôntico, justificando assim, a constante busca por uma técnica ou medicamentos capazes de eliminarem esses microrganismos.
O presente estudo teve por objetivo avaliar a reduçäo bacteriana após a irradiaçäo intracanal com laser de Er:
YAG. Foram utilizados 64 caninos superiores humanos extraídos, que tiveram suas coroas cortadas, deixando-se 15 mm de raízes remanescentes. Os canais foram preparados até a lima n§ 40, irrigados com NaOCl 0,5 por cento, irrigaçäo final com EDTA 17 por cento e finalmente lavados com água ativada por ultrassom. As raízes foram esterilizadas em autoclave e depois inoculadas com 10 µl de uma suspensäo contendo 1,5 x10(8) ufc/ml de Enterococcus faecalis ATCC 29212, e incubadas a 37ºC por 72 horas. Aplicou-se entäo o laser com dois parâmetros de energia diferentes: 60 mJ e 15 Hz, e 100 mJ e 10 Hz. As contagens das bactérias remanescentes foram realizadas imediatamente e 48 horas após irradiaçäo. Os resultados mostraram que houve importante reduçäo bacteriana em ambas contagens. para 60 mJ e 15 Hz a reduçäo imediata foi de 99,56 por cento e 74, 62 por cento após 48 horas; e para 100 mJ e Hz foi de 99,95 por cento e 80,49 por cento respectivamente. Embora os melhores resultados tenham sido observados com 100 mJ de energia, a diferença entre os dois parâmentros näo foi estatisticamente significante. Dos 28 canais tratados com laser, em apenas dois, näo foi detectado crescimento bacteriano. A contagem realizada 48 horas após irradiaçäo mostrou que os enterococcus foram capazes de sobreviver, e mesmo em pequeno número, apresentaram crescimento