Estudo da trajetória interna de pacientes em unidade de emergência hospitalar

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Escola de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:

O estudo da trajetória interna de pacientes em unidade de emergência hospitalar teve como objetivos:

caracterizar os fluxos internos dos pacientes, verificar o tempo de permanência e identificar fatores que interferiam com o tempo de permanência. O estudo foi realizado em um hospital filantrópico do município de Säo Paulo (com aproximadamente 250 leitos), nos meses de Agosto e Setembro de 1998. A unidade onde os dados foram colhidos (unidade de Pronto Atendimento) possuía 4 leitos de observação e contava com uma equipe de enfermagem constituída por 1 enfermeira encarregada, 1 enfermeira por plantäo, 4 auxiliares de enfermagem no período da manhä e 5 auxiliares nos períodos da tarde e noturno.

O serviço dispunha de 4 especialidades médicas nas 24 horas:

pediatria, clínica médica, cirurgia e ortopedia. Os dados foram colhidos pela autora que acompanhou 120 pacientes no local do estudo. O instrumento elaborado teve por finalidade caracterizar os dados pessoais do paciente, sua trajetória, os exames e procedimentos a que era submetido e os tempos gastos nestes; seu destino e seu tempo total de permanência. A autora identificou 8 fluxos seguidos pelos pacientes, que variaram conforme a complexidade dos casos, sendo que no fluxo de menor complexidade o tempo de permanência foi menor (29 minutos). A média geral de permanência foi de 81 minutos, sendo que o período da tarde apresentou uma média geral de 105 minutos. No mesmo período, a média de permanência dos pacientes que realizaram exame e, ou procedimentos foi de 218 minutos. Os pacientes atendidos pela especialidade ortopedia, no período noturno, apresentaram menor tempo de permanência (36 minutos), enquanto que os da especialidade cirurgia apresentaram uma média de 209 minutos, no período da manhä. O exame de RX correspondeu a 58,67 porcento dos exames realizados, sendo também aquele que demorou menos tempo para ser realizado. O maior tempo de espera para a realizaçäo de exame foi o de ressonância nuclear magnética (185 minutos). O maior tempo de permanência nos serviços de...

More related