Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde to obtain the academic title of Mestre. Leader:
O Curso/Programa da Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade Católica de Goiás (UNATI/UCG) vem tentando, com seus alunos, ampliar seus conhecimentos possibilitando novas amizades e o rompimento de sua solidão. Com esse objetivo, busca o fortalecimento da identidade social do idoso, valorizando-o e tentando retomá-lo de um processo de exclusão social, devolvendo-lhe a alegria de viver, permitindo-lhe novas formas de expressar e fortalecendo a possibilidade de sua participação ativa no cenário familiar e na sociedade.
O presente trabalho é um estudo descritivo e comparativo com os seguintes objetivos:
avaliar as características dos alunos que freqüentam a UNATI/UCG; avaliar as prevalências da depressão e do estresse nos alunos, no início e término do Curso; avaliar a qualidade de vida desses alunos no início e término do Curso. Os instrumentos de aferição utilizados foram:
Questionário para Avaliar a População de Alunos que freqüentam a UNATI/UCG, Miniexame do Estado Mental (Mini-Mental) Escala Geriátrica de Depressão (versão simplificada), Questionário de Qualidade de Vida Afetiva e Escala de Holmes-Rahe para Avaliação do Estresse e a amostra foi constituída de 85 alunos, com idade de 54,50 a 77,00 anos (média 61,12 anos), sendo 77 (90,59 por cento) do sexo feminino e 8 (9,41 por cento) do sexo masculino. Verificou-se que, no início e término do Curso, não houve diferença estatisticamente significativa quanto aos fatores demográficos, psicossociais e de saúde física e mental. Quanto à prevalência de depressão, surgiu diferença significativa entre os valores no início e término do Curso (38,82 por cento e 52,94 por cento, respectivamente) (p = 0,01). Quanto à prevalência do estresse, estes valores foram de 24,70 por cento e 10,59 por cento respectivamente antes e no término do Curso, houve diferença estatística significativa (p=0,031) e; nível de qualidade de vida dos alunos, antes e depois do Curso, foi de 49,41 por cento e 57,65 por cento, sem diferença significativa (p=0,190). Os dados obtidos mostram uma resposta positiva do Curso/Programa da UNATI/UCG, propiciando melhoria no estado mental, depressão, estresse e na qualidade de vida dos alunos, proporcionando a eles mais anos de vida e com mais qualidade.