Perda de calor determinada pela exposiçäo das alças intestinais em ratos

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the UNICAMP. Faculdade de Ciências Médicas to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O trabalho necessário a manutençäo da vida compreende uma grande variedade de fenômenos físico-químicos. A medida do calor total produzido por um ser vivo medirá a energia gasta no conjunto destes fenômenos que nele se passam, portanto, a quantidade do calor dissipado será a expressäo exata da quantidade de energia necessária à manutençäo de todos os processos biológicos.

A diminuiçäo da temperatura corpórea intraoperatória pode ser justificada por inúmeras causas:

diminuiçäo da produçäo de calor durante a anestesia, exposiçäo do indivíduo a uma sala operatória näo aquecida, utilizaçäo de substâncias voláteis para assepsia da pele, infusäo de fluídos näo aquecidos e a exposiçäo das alças intestinais, em uma laparotomia. Estes fatores constituem em deletério potencial e somados tem trazido constante preocupaçäo aos médicos, principalmente da emergência, estabelecendo uma entidade clínica conhecida como tríade da morte, composta pela hipotermia, coagulopatia e acidose metabólica. Esta pesquisa tem por objetivo quantificar a perda de energia calórica que ocorre ao realizarmos uma laparotomia com exposiçäo de alças intestinais à atmosfera em ratos; determinar a perda termodinâmica representada por watts/m2 em funçäo da superfície peritoneal exposta do animal e discutir meios de tratamento para a perda de calor. Foram utilizados 30 ratos machos, Wistar, divididos em 6 animais cada, com idade de 8 a 9 semanas, com peso de 200 a 220g. No grupo A ou grupo controle, os animais foram submetidos a anestesia inalatória. No grupo B, os ratos foram submetidos a uma laparotomia mediana com exposiçäo das alças intestinais à atmosfera. Nos grupos C, D, e E, os ratos foram submetidos a uma laparotomia mediana com exposiçäo das alças intestinais a atmosfera e tratados respectivamente, por gaze seca úmida, gaze seca e empacotamento com filme de poliéster. Na avaliaçäo dos resultados, observou-se uma significativa perda de energia calórica quando se realiza uma laparotomia com exposiçäo das alças intestinais à atmosfera em ambiente näo controlado, da ordem de 620,72 kJ/m2. A análise da perda termodinâmica, em funçäo da superfície corpórea exposta do rato, apresentou um valor de 382,97 W/m2. Na avaliaçäo dos diferentes tipos de tratamento utilizados para prevenir a perda de calor corpóreo, ficou evidente que a utilizaç-o do filme de poliéster (PVC) foi o método mais efetivo na conservaçäo do calor, em ralaçäo à gaze seca e, ou úmida respectivamente

More related