O cuidado de enfermagem no CTI: da açäo/reflexäo à conscientizaçäo

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Santa Catarina to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Este estudo relata e analisa a experiência vivenciada junto aos integrantes da equipe de enfermagem do Centro de Terapia Intensiva - CTI - de um hospital geral de uma cidade do norte do Paraná. Partiu-se da seguinte questäo norteadora: a equipe de enfermagem pode prestar o cuidado humano no ambiente tecnicista do CTI?, procurando responder esta questäo trabalhou-se com os seguintes objetivos: verificar como a equipe de enfermagem percebe a prática do cuidado junto aos pacientes e seus familiares no CTI; identificar os fatores que interferem na prática do cuidado humano de enfermagem na terapia intensiva, e propiciar espaço para reflexäo e superaçäo da prática existente pela prática do cuidado humano de enfermagem no CTI. A concepçäo freireana de conscientizaçäo foi o suporte para trabalhar as questöes referentes à prática do cuidado humano no CTI.

O trabalho de campo utiliza o método Paulo Freire dividido em tres momentos:

levantamento dos temas, tematizaçäo e tomada de consciência/conscientizaçäo. O método propiciou a compreensäo de que é necessário possibilitar ao indivíduo utilizar suas habilidades e seus próprios conhecimentos, para encontrar soluçöes para seus próprios problemas e desenvolver a capacidade de tomar decisäo consciente. Partiu-se dos pressupostos que o homem compreende sua realidade pode levantar hipóteses e soluçöes para aquela realidade e assim transformá-la, e que o homem é capaz de transformar uma realidade quando tem consciência. Este estudo deixou evidente a importância de propiciar espaço para a discussäo

More related