Determinantes sociais e biológicos do período perinatal e da primeira infância na prevalência e severidade da cárie dentária em crianças de 6 anos de idade
Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivo. Investigar as relaçöes entre determinantes sociais e biológicos do período perinatal e da primeira infância na prevalência e severidade de cárie dentária em crianças de 6 anos de idade. Métodos. Foi realizado um estudo transversal para cárie dentária aninhado em uma coorte de nascidos vivos em Pelotas, RS, iniciada em 1993. O estudo transversal foi realizado em 1999. Os índices e critérios de diagnóstico de cárie dentária utilizados foram os preconizados pela Organizaçäo Mundial de Saúde (1997). Uma amostra de 400 crianças de 6 anos de idade foi selecionada a partir de uma amostragem de todos os nascidos vivos em Pelotas no ano de 1993. Como esta última inclui todos os nascidos vivos de baixo peso ao nascer, foi necessário estabelecer um fator de ponderaçäo para o estudo de saúde bucal, garantindo-se a representatividade da amostra. Os resultados do estudo de cárie dentária foram inseridos no banco de dados relativos às condiçöes sociais e de saúde perinatais e infantis coletadas ao nascimento, no primeiro, terceiro, sexto e décimo segundo mês e no sexto ano de vida da criança. O índice ceo-d, que mede o ataque de cárie na dentiçäo decídua, foi classificado de duas maneiras: 1) para a ocorrência de cárie: ceo-d 0 comparado com ceo-d = 1; 2)para alta seversidade da cárie: ceo-d 0 e 1 comparado com ceo-d =4. Foram realizadas distribuiçöes de freqüência das variáveis estudadas, análise univariada utilizando-se o teste Qui-quadrado e análise de regressäo logística múltipla näo convencional tendo como base um modelo hierárquico de determinaçäo. Resultados.