Mortalidade por AIDS em menores de 5 anos no Estado de Säo Paulo

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo:

Analisar a mortalidade por AIDS em menores de 5 anos e sua distribuiçäo nas direçöes regionais de saúde do Estado de Säo Paulo.

Método:

Estudo descritivo de 2586 casos e 1275 óbitos por AIDS em menores de 5 anos ocorridos de 1985 a 1999.

Resultados:

As taxas de incidência e de mortalidade por AIDS em menores de 5 anos diminuem de 1996 a 1999. Há concentraçäo de casos e óbitos em menores de 1 ano pela predominância da transmissäo materno-infantil. Houve reduçäo mais acentuada de casos e óbitos a partir de 1998. Verificou-se taxas de incidência e de mortalidade mais elevadas nas regionais de Santos e Ribeiräo Preto. Nas área onde houve aumento no número de casos de AIDS em mulheres observam-se as maiores taxas de incidência e mortalidade. A idade mediana ao morrer em menores de 1 ano, praticamente, se manteve, mas houve reduçäo importante no grupo etário de 1 a 4 anos.

Conclusöes:

A tendência de morbi-mortalidade por AIDS em menores de 5 anos foi de crescimento até meados dos anos 90, quando apesar do aumento da incidência em mulheres ocorre diminuiçäo de casos e óbitos por AIDS nesse grupo etário. A implantaçäo de medicas destinadas à reduçäo da transmissäo materno-infantil e novas tecnologias no acompanhamento clínico-laboratorial das crianças, podem ter contribuído diretamente com os resultados encontrados. Entretanto, a estabilidade da idade mediana ao morrer em menores de 1 ano e diminuiçäo no grupo etário de 1 a 4 anos sugere dificuldades de acesso ao diagnóstico e tratamento

More related