Internaçöes por tuberculose no Estado de Säo Paulo, 1994-1997

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Professor Livre Docente. Leader:

Objetivo. Analisar as internaçöes por tuberculose, no Estado de Säo Paulo, entre 1984 a 1997. Material e método. Foram estudadas 37.196 fichas de internados em hospitais especializados.

Foram analisados as seguintes variáveis:

sexo, idade, procedência, os motivos e tempo de internaçäo, casos novos ou näo, tipo de unidade que solicitou a internaçäo, hospital de encaminhamento, forma da tuberculose, exames de escarro e o tipo de saída. Resultados. Nesses anos que o número de casos notificados manteve-se estável, com diminuiçäo do número e do percentual de internaçäo. Houve também uma reduçäo do número de leitos próprios da Secretaria de Saúde, com aumento dos leitos conveniados.

Os principais motivos de internaçäo foram:

o mau estado geral, a caquexia e o alcoolismo. Os pacientes do sexo masculino predominaram e a forma mais freqüente foi a pulmonar, seguda pela pleural. O tempo médio de internaçäo foi de 71,3 dias. Houve aumento do número das saídas por abandono, a pedido, disciplinares e dos óbitos. Os pacientes provenientes de Centro de Saúde têm um maior tempo de internaçäo. O percentual de óbitos foi maior entre os encaminhados pelo pronto-socorro. Conclusöes. Observou-se a necessidades de leitos especializados principalmente na regiäo da Grande Säo Paulo. Merecem atençäo clínica especial os internados com insuficiência respiratória, caquexia, AIDS e diabetes. O Estado de Säo Paulo necessita urgentemente de hospital que além de ser especializado em tuberculose, seja também capaz de tratar e orientar os pacientes com doenças mentais, alcoolismo e casos sociais

More related