Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Professor Livre Docente. Leader:
Objetivos:
analisar as tendências das taxas de incidência e de mortalidade de câncer para o Município de Goiânia, no período de 1988 a 1997. Material e Métodos:
foram utilizados os dados do Registro de Câncer de Base Populacional de Goiânia (incidência) e do Sistema de Mortalidade do Ministério da Saúde, bem como as estimativas de populaçäo feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A análise das tendências foi feita por meio dos coeficientes padronizados pelo método direto, utilizando como populaçäo padräo a populaçäo mundial proposta por Segi e modelos de regressäo polinomial, bem como através de gráficos segundo faixas etárias. Resultados:
os coeficientes padronizados de incidência de câncer do esôfago (ambos os sexos), estômago masculino, cólon (ambos os sexos), ovário, bexiga urinária (ambos os sexos), encéfalo feminino e gânglios linfáticos (ambos os sexos) mantiveram-se estáveis no período analisados. Houve tendência de aumento nos coeficientes de incidência para o total dos cânceres (exceto pele) para ambos os sexos, bem como de mama feminina, corpo do útero, próstata e encéfalo masculino. Observou-se descrécimo estatisticamente significativo na incidência de estômago feminino, câncer de colo de útero e de brônquios e pulmäo( ambos os sexos). Em relaçäo aos coeficientes padronizados de mortalidade, a grande maioria ficou estável entre 1988 e 1997. Houve tendência de aumento significativo na mortalidade masculina por câncer de prostata e de encéfalo e decréscimo significativo na mortalidade por câncer de brônquios e pulmäo, também masculina. Em relaçäo ao sexo feminino, foram descrecentes os coeficientes de mortalidade por câncer de estômago, colo de útero e gânglios linfáticos