Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivo:
Estudo transversal que quantifica a exposiçäo de motoristas de ônibus à vibraçäo de corpo - inteiro (VCI) e ao ruído, analisa a possível associaçäo entre estes dois agentes para o desenvolvimento de perda auditiva induzida por ruído (PAIR) e discute meios possíveis de prevençäo. Métodos:
Uma populaçäo constituída por 141 motoristas de ônibus de uma empresa da cidade de Säo Paulo foi analisada. A taxa de prevalência de PAIR foi obtida através de avaliaçäo audiológica, empregando-se o critério de MERLUZZI e col. (1979). Os grupos, exposto e de referência, foram determinados internamente por meio de estratificaçäo em relaçäo ao tempo de trabalho acumulado na empresa como motorista. Um questionário foi aplicado com o fim de recuperar o histórico ocupacional e obter informaçöes de interesse do estudo. A metodologia de avaliaçäo de exposiçäo ao ruído fundamentou-se nas diretrizes estabelecidas pela ISO-1999 (1990) e pela Diretiva da Comunidade Econômica Européia (1986). A avaliaçäo de exposiçäo à VCI obedeceu os princípios estabelecidos pela ISO-2631 (1985). Empregou-se a técnica de regressäo logística multivariada näo condicional para descrever a associaçäo entre a variável dependente e o conjunto de variáveis explanatórias. Resultados/Conclusöes: Os motoristas de ônibus da populaçäo analisada estäo expostos a níveis de VCI relevantes, que superam os limites de exposiçäo definidos pela ISO-2631 (1985). Os veículos dotados de motor na seçäo dianteira apresentaram níveis de ruído mais importantes de ruído do que aqueles com motor na traseira. Näo foi observada associaçäo entre exposiçäo à VCI e PAIR nem interaçäo com a exposiçäo ao ruído. No entanto, outros modelos de regressäo logística analisados sugerem a possibilidade de associaçäo de PAIR com VCI, recomendando a necessidade de estudos posteriores