Mortalidade materna em Fortaleza-CE, 1996 a 1999: estudo dos fatores de risco

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno-Infantil to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

Identificar fatores de risco como determinantes de óbitos maternos de residentes em Fortaleza, CE, ocorridos no período de 1§ de janeiro de 1996 a 31 de dezembro de 1999.

Metodologia:

Optou-se por um estudo caso-controle, considerando as vantagens desse tipo de estudo, especialmente o baixo custo e a rapidez na obtençäo dos resultados. Definiu-se como caso mulher que morreu durante a gestaçäo, no parto ou dentro de 42 dias após o término da gravidez, independente da duraçäo ou da localizaçäo da gravidez, devido a qualquer causa relacionada ou agravada pela gestaçäo ou por medidas em relaçäo a ela, excluídas as causas acidentais ou incidentais, dentro do período especificado de tempo do estudo. Definiu-se como controle mulher que sobreviveu à gravidez, ao parto ou 42 dias após o término da gestaçäo, dentro do período especificado de tempo do estudo. Realizaram-se consultas aos prontuários hospitalares e entrevista com familiares dos casos e com as mulheres sorteadas como controle. Foram feitas análises univariada e multivariada, sendo o modelo escolhido, a Regressäo Logística.

Resultados:

As principais causas de morte materna foram a doença hipertensiva específica da gestaçäo, as hemorragias, a infecçäo puerperal e o aborto.

As variáveis que se apresentaram como fator de risco para morte materna foram:

motivo da internaçäo de alto risco, atendimento hospitalar inadequado, acesso inadequado ao serviço de saúde, pré-natal inadequado e cesárea.

Conclusäo:

Melhorar o acesso aos serviços de saúde, garantir assistência de qualidade ao pré-natal e ao parto säo medidas que contribuiriam para a reduçäo da mortalidade materna

More related