O impacto de algumas causas básicas de morte na esperança de vida de residentes em Salvador e Säo Paulo, 1996

Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo:

Avaliar e analisar o impacto de algumas causas básicas de morte na esperança de vida dos residentes nos municípios de Salvador (BA) e Säo Paulo (SP), em 1996.

Métodos:

Trata-se de um estudo ecológico descritivo, utilizando dados oficiais secundários e estimativas. Através de um corte transversal, avaliou-se o impacto de diferentes grupos de causas de óbito na esperança de vida por meio de tábuas de vida de múltiplo decremento.

Resultados:

As esperanças de vida ao nascer (EVN) para as populaçöes masculinas de ambos os municípios (64,10 anos, em Salvador e 63,39 anos, em Säo Paulo) ficaram abaixo das EVN das mulheres (70,33 anos, em Salvador e 73,92 anos, em Säo Paulo). Doenças de caráter transmissível têm uma influência maior nas primeiras idades, as caudas externas (CE), principalmente entre os homens, nas idades intermediárias, e, nas idades mais avançadas, destacam-se as doenças do aparelho circulatório (DAC). Na faixa etária economicamente ativa, predominam as DAC seguidas das CE para os homens e, com relaçäo ao sexo feminino, as doenças infecciosas e parasitárias (DIP) em conjunto com as doenças do aparelho respiratório (DAR - provavelmente um fenômeno associado à AIDS) assumem um papel significativo na mortalidade das duas capitais para a faixa do adulto jovem e as neoplasias constituem a segunda causa de óbito entre mulheres de 40 anos e mais, permitindo, assim, um diferencial entre os sexos. Por ordem de importância, atuaram, no sexo masculino, as DAC, as CE, as neoplasias, as DAR e, por fim, as DIP, em ambos os municípios estudados. No sexo feminino, a ordenaçäo foi: DAC, neoplasias, DAR, DIP e, por fim, as CE.

Conclusäo:

As disparidades sociais entre as duas capitais interferem, primeiro, em um nível que vai desde a oferta e qualidade dos serviços oferecidos à populaçäo até o nível de informaçäo que estes serviços conseguem gerar. O sub-registro de óbitos, na Bahia e no Nordeste, é um bom exemplo de como isso pode prejudicar análises mais detalhadas

More related