Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
Colaborar com a análise das relaçöes entre satisfaçäo com aspectos psicossociais no trabalho e saúde do trabalhador. Método:
Realizou-se estudo transversal junto aos empregados de uma empresa de auto-gestäo em saúde e previdência privada em Säo Paulo. O estudo incluiu três etapas:
(a) 42 entrevistas exploratórias para verificar a semelhança entre referências de literatura com percepçöes dos empregados quanto ao conceito e às fontes de satisfaçäo no trabalho ; (b) questionários auto-aplicados respondidos por 224 empregados para análise das associaçöes entre satisfaçäo no trabalho e sapúde: a escala Satisfaçäo no Trabalho do Occupational Stress Indicator, o SF-36, e o Indice de Capacidade para o Trabalho; e (c) análise ergonômica de 43 postos de trabalho por meio da técnica AET - Análise Ergonômica do Trabalho de Rohmert e Landau, visando identificar aspectos da organizaçäo do trabalho interferindo na satisfaçäo no trabalho. Resultados:
As percepçöes dos empregados quanto ao conceito e fontes de satisfaçäo no trabalho foram semelhantes aos conhecimentos da literatura adotada como referencial teórico. Satisfaçäo no trabalho esteve associada com aspectos da saúde mental e com capacidade para o trabalho, e estas associaçöes ocorrem independentes de aspectos sócio-demográficos e funcionais. As condiçöes e a organizaçäo do trabalho apresentaram características que podem configurar elevada carga mental no trabalho. Conclusöes:
Foram discutidas as relaçöes entre satisfaçäo no trabalho e saúde do trabalhador e feitas consideraçöes referentes a mudanças visando melhorias quanto aos aspectos psicossociais no trabalho, favorecendo a satisfaçäo no trabalho e a saúde do trabalhador