Publication year: 2002
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivo:
Considerando que avaliaçöes sobre consumo de medicamentos säo relevantes para detectar possíveis problemas nos serviços de saúde, realizou-se um estudo para conhecer alguns aspectos em relaçäo à prescriçäo odontológica e o uso de medicamentos. Métodos:
Pesquisou-se uma populaçäo de cirurgiöes-dentistas em unidades de saúde de Campo Grande, MS, Brasil. Foram realizadas quatro atividades:
(a) questionário dirigido aos cirurgiöes-dentistas (n=159) para obter dados relacionados ao ato de prescrever; (b) análise de prescriçöes odontológicas (n=509), a fim de detectar possíveis falhas de preenchimento e posologia, e conhecer o padräo de prescriçäo; (c) questionário dirigido aos pacientes (n=324) das prescriçöes odontológicas analisadas, para checar se houve anamnese precedendo às prescriçöes; (D) análise dos prontuários destes pacientes (n=509) para detectar prescriçöes inadequadas em relaçäo à idade e ao estado de saúde. Resultados:
Das respostas dos cirurgiöes-dentistas (636) sobre situaçöes simuladas de utilizaçäo de medicamentos, 29,6 por cento estavam incorretas, näo tendo sido constatada associaçäo com os seguintes fatores: tempo de formado do profissional, cursos de pós-graduaçäo, conteúdo de farmacologia oferecido na graduaçäo, auxílio para prescrever (livros, guias, etc), cursos sobre farmacologia. Das prescriçöes analisadas, 78,8 por cento estavam com preenchimento incorreto e 74,5 por cento com posologia inadequada. Aproximadamente dois terços dos pacientes näo foram submetidos à anamnese, no entanto, 81,5 por cento do total, receberam explicaçöes sobre os medicamentos prescritos. Ocorreram prescriçöes inadequadas para gestantes, lactantes, crianças, pacientes hipertensos, com distúrbios gástricos, diabéticos e asmáticos. O uso de antiinflamatórios näo-esteróides foi o padräo de prescriçäo. Conclusäo:
Recomenda-se um programa de monitoramento da utilizaçäo de medicamentos no serviço público