A inserção precoce do graduando de medicina no sistema de saúde: estudo da disciplina atenção integral à saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde to obtain the academic title of Mestre. Leader:

O objetivo desse estudo foi investigar a disciplina Atenção Integral à Saúde (AIS), que constitui um Programa Curricular Interdepartamental (PCI), desenvolvida no terceiro período do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), identificando acertos e impasses no desenvolvimento de um Programa Curricular Interdepartamental (PCI). O PCI - AIS se caracteriza enquanto uma proposta pedagógica inovadora, que se contrapõe ao modelo flexneriano, prevalente no Ensino Médico; possibilita a inserção precoce do aluno, no Sistema +nico de Saúde (SUS), a partir de novos parâmetros na concepção do processo saúde-doença. Tem como referenciais teóricos a interdisciplinaridade, a Doutrina de Atenção Primária à Saúde, a Integração Docente-Assistencial e os princípios da Educação Crítica e contribui para a construção da identidade profissional do médico. Verificou-se através da análise qualitativa dos dados que os objetivos da disciplina vêm sendo alcançados apenas parcialmente, por problemas de ordens política, ideológica e conjunturais, que dificultam o seu desenvolvimento, causando insatisfações nos alunos. Constatou-se ainda, que a disciplina é pertinente e imprescindível para uma formação médica mais relacionada às demandas de saúde da população brasileira, coerente com a atual proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médico, em fase de aprovação.

More related