Importância da anatomia radiológica das artérias genicular descendente e surais em doentes com oclusäo aterosclerótica da artéria poplítea
Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Cirurgia Vascular, Cardiaca, Toracica e Anesteologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Contexto. A reconstruçao arterial infra-inguinal progride por diferentes caminhos. Bastaria lembrar o refinamento do enxerto com veia devalvulada, o aproveitamento máximo de tecido autólogo, os enxertos inframaleolares e a inclusao de veia na reconstruçao infrapoplítea com prótese. O mais recente avanço surgiu na forma de derivaçao a uma artéria perigenicular. Objetivo. A derivaçao fêmoro-perigenicular aplica-se a doentes com obstruçao completa da artéria poplítea infragenicular. Como este evento é necessário para o desenvolvimento das artérias perigeniculares como circulaçao colateral, justifica-se aprofundar o conhecimento arteriográfico nessa situaçao. Pacientes. Identificaram-se em um conjunto de 150 arteriogramas, 45 exames em que a artéria poplítea estava ocluída no segmento distal, entre a interlinha articular do joelho e a origem da artéria tibial anterior. Anotaram-se também variáveis demográficas de interesse. Métodos. Dois cirurgioes vasculares familiarizados com interpretaçao codificada de arteriografias coletaram independentemente os dados definidos no protocolo 'sobre as artérias genicular descendente (GD), sural medial (SM) e lateral (SL). Interessaram a presença, a extensao e o caráter de dominância das artérias perigeniculares referidas acima. Em novo exame, o autor avaliou a possibilidade de uso das artérias perigeniculares como vaso receptor de derivaçao, bem como o tipo de enxerto infra-inguinal convencional cabível. Resultados. Ao menos uma artéria perigenicular foi visibilizada no arteriograma de 39 de 45 pacientes. Foram vistas 27 DG, 27 SM e 15 SL, enquanto o caráter ...(au)